Saiba Por Que o Canadá Usa o Dólar Canadense

0
230

A história do dolar canadense começou em 1858 e é marcada por acontecimentos interessantes. Em primeiro lugar, vale explicar que a moeda do Canadá é chamada de “dólar” pela mesma razão que a moeda americana: ou seja, ambas vêm dos dólares espanhóis ou “pedaços de oito”, comuns na época colonial na América do Norte. De fato, o país decidiu passar a usar o dólar em vez da libra esterlina devido à disseminação do chamado dólar ou peso espanhol na América do Norte durante o século XVIII e início do XIX, e também devido à padronização do dólar americano. A região de Québec foi uma verdadeira defensora do uso do dólar. E o Bank of Montreal emitiu cédulas em dólares em 1817, enquanto as colônias atlânticas, que tinham laços mais fortes com o Reino Unido, não. Naquela época, nas Américas, havia todos os tipos de moedas diferentes em circulação, incluindo libras esterlinas britânicas. No entanto, os dólares espanhóis foram os mais usados. Eles eram tão comuns porque toda a prata era extraída das colônias espanholas e depois cunhada em moedas nas Américas.

Contas em Dólares

A província do Canadá afirmou que todas as contas seriam feitas em dólares a partir de janeiro de 1858 e ordenou a emissão dos primeiros dólares canadenses oficiais nesse mesmo ano. As colônias, que logo se juntariam à Confederação Canadense, gradativamente adotaram o sistema decimal nos anos seguintes. Na década de 1850, o governo britânico pressionou a Província do Canadá a mudar para uma moeda baseada na libra esterlina e chamá-la de Real. No entanto, a legislatura da Província do Canadá estabeleceu o dólar canadense, com o mesmo valor do dólar dos Estados Unidos, em 1857. Finalmente, o governo aprovou a Lei da Moeda Uniforme em abril de 1871 para substituir as moedas das diferentes províncias sob um único dólar canadense para todas elas. O padrão ouro foi oficialmente abolido em 10 de abril de 1933.

História

Os colonos canadenses no início de 1800 usaram tudo o que estava disponível e conveniente. Isso inclui libras esterlinas, mas também dólares espanhóis e dólares americanos. Em 1841, a Província do Canadá – a colônia que mais tarde se tornou Ontário e Quebec na moderna federação do Canadá -definiu sua própria moeda local. Chamada de libra canadense, ela era baseada no valor do dólar americano, e não na libra esterlina. Então, seu valor foi definido em C £ 1 = US $ 4.

Moedas e Cédulas Atuais de Dólares canadenses

Hoje, temos notas de 5, 10, 20, 50 e 100 dólares.

Curiosidades

O Banco Central do Canadá foi fundado em 1934.

As moedas de 1 dólar canadense são apelidadas de lunáticos, a partir do nome do pássaro aquático que aparece no verso. Além disso, esse nome é frequentemente usado para referir-se à unidade monetária em geral.

As moedas de 2 dólares com um urso polar são chamadas de twonies ou toonies, com base na palavra loonie e na palavra dois.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui